Um Mundo de Conhecimento
    Mundo

    Câmara Municipal do Rio aprova lei que proíbe fogos de altos ruídos

    A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou em definitivo nesta terça-feira (6) o projeto que proíbe a fabricação, comercialização e uso de fogos de artifício na cidade.



    Fogos de artifício. Foto: Ray Hennessy/Unsplash


    A regra, que será promulgada pelo presidente da Câmara, Carlo Caiado, proíbe qualquer utilização de fogos de artifício por indivíduos isolados, mas permite o uso de fogos sem estampidos ou, ainda, os que produzam barulho de até 120 decibéis nos casos de eventos realizados pela prefeitura do Rio ou por instituições autorizadas pelo Executivo municipal.

    A proposta, em tramitação na Casa há quatro anos, tem o objetivo de proteger principalmente animais e pessoas sensíveis, como as com transtorno do espectro autista.

    Após uma série de debates e ajustes no texto original, a redação aprovada preserva eventos como o tradicional réveillon de Copacabana. A proposta estabelece, ainda, um prazo de 180 dias para sua efetivação.

    “Os fogos de artifício perturbam não somente animais domésticos, bebês, crianças pequenas e alguns idosos, como também causam inúmeros desconfortos na vida selvagem, podendo até provocar a morte de muitas espécies”, disse o vereador Luiz Ramos Filho (PMN), autor da proposta.

    Para Andrea Cassias, do movimento Rio sem Estampidos e tutora da Cadeia de Assistência Titi, disse que o projeto é um avanço importante.

    “Os estampidos fazem muito mal aos animais e às pessoas com autismo, sendo necessária a luta por uma sociedade melhor e mais inclusiva", disse. (Agência Brasil)

    9 DE DEZEMBRO DE 2022



    VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM

    Depois de mais de meio século, o último Boeing 747 saiu de uma fábrica do estado de Washington na terça-feira.
    Grupo com 12 pesquisadores ficará por 40 dias no interior do continente gelado.
    Pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) vão investigar o aparecimento de cerca de 500 golfinhos da espécie boto-cinza, entre adultos, juvenis e filhotes, na Baía de Guanabara e em praias da cidade do Rio de Janeiro.
    Um estudo liderado pela ONU mostra que um buraco na camada de ozônio sobre a Antártica está a caminho de se recuperar totalmente em cerca de quatro décadas, graças à eliminação gradual global de quase 99% das substâncias proibidas que destroem a camada de ozônio.
    Um gigantesco sistema de tempestades que atingiu o sul dos Estados Unidos na quinta-feira matou pelo menos seis pessoas no centro do Alabama, onde um tornado arrancou telhados de casas e árvores na histórica Selma, enquanto outra pessoa morreu na Geórgia, onde fortes ventos interromperam o fornecimento de energia a dezenas de milhares de pessoas.
    Um terremoto de magnitude 7.8 na fronteira da Turquia com a Síria matou mais de 2.300 pessoas.

    © 1991-2024 The Titi Tudorancea Bulletin | Titi Tudorancea® is a Registered Trademark | Termos de Uso
    Contact