Um Mundo de Conhecimento
    Tecnologia

    China inaugura linha de comunicação quântica de 712 quilômetros

    Depois de três anos de obras, entrou em serviço uma linha de comunicação quântica de 712 quilômetros entre a província de Anhui e o município de Shanghai, no leste da China, que se tornou a rede segura de telecomunicações quânticas mais larga do mundo em uso.



    Linha de comunicação quântica.


    O sistema de comunicação quântica utiliza fótons (uma partícula fundamental do campo eletromagnético) para enviar as chaves de encriptação necessárias para decodificar a informação. Com isso, os dados contidos nesses fótons são impossíveis de interceptar, já que qualquer tentativa de espionagem provocaria sua autodestruição.

    As linhas de comunicação quântica têm uma segurança extremamente alta. É impossível intervir, interceptar ou eliminar a informação transmitida através das linhas.

    Especialistas de 18 países foram testemunhas de uma videoconferência segura entre Hefei e Shanghai via linha quântica durante uma recente conferência internacional sobre este tipo de tecnologia.

    A nova linha de comunicação quântica chinesa recém-ianugurada faz parte de uma rede quântica que conectará a capital Pequim a Shanghai. Ao todo, a rede contará com 11 estações. Espera-se que a construção da conexão entre Pequim e Shanghai esteja concluída no final deste ano.

    Em agosto desse ano, a China lançou com êxito o primeiro satélite quântico do mundo, batizado de de "Micius", em homenagem a um filósofo e cientista chinês do século V a.C. A futura linha Pequim-Shanghai se conectará ao satélite quântico através sua estação na capital chinesa, que ativará a rede de comunicação quântica entre o espaço e a Terra. (Agência Brasil/Agência Xinhua)

    23 DE NOVEMBRO DE 2016



    VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM

    Tecnologia utiliza eletrodos nas folhas para acompanhar saúde do vegetal e pode apoiar a gestão de decisões de olho na sustentabilidade das plantações, segurança alimentar e crescimento econômico.
    Metais pesados, como chumbo e cádmio, estão presentes em ambientes e itens utilizados no dia a dia, como baterias, produtos de beleza e até alimentos. Por serem tóxicos, seu efeito cumulativo no organismo pode causar uma série de problemas para a saúde.
    Dispositivo sustentável é fabricado em impressora 3D comum, pode ser miniaturizado e detecta sequência-alvo do vírus em amostras de soro sanguíneo
    Considerada um insumo essencial na indústria química, a acetona geralmente é produzida por meio de um processo elaborado e perigoso. Uma estratégia mais sustentável foi desenvolvida por cientistas da UFSCar, da UFMG e colaboradores da Alemanha.
    Estudo in vitro mostra que o fosfato de cálcio carregado com cobalto estimula a diferenciação de células produtoras de osso por mimetizar um ambiente com baixa concentração de oxigênio.
    Docente da Unesp coordena grupo que busca biomarcadores para assinalar contaminação em organismos.

    © 1991-2024 The Titi Tudorancea Bulletin | Titi Tudorancea® is a Registered Trademark | Termos de Uso
    Contact