Um Mundo de Conhecimento

    Ciência

    Os investigadores descobriram um novo mecanismo, na física de plasmas, que poderá explicar o processo, até aqui desconhecido, por trás da emissão de radiação de objetos astrofísicos, como “Fast Radio Bursts”. »
    Estudo conduzido na Universidade de São Paulo (USP) revela que a luz visível nas faixas violeta e azul pode ter efeito tóxico para as células da pele dependendo do tempo de exposição. »
    Um dos grandes desafios enfrentados por quem sofre com diabetes tipo 1 é a dificuldade de cicatrização da pele. »
    Substância tradicionalmente usada na pesca e também explorada como pesticida na produção agrícola, rotenona possui flexibilidade molecular rara capaz de bloquear a respiração celular. »
    Ácaros encontrados em colônias de abelhas sem ferrão favoreceram a sobrevivência de até 69% das larvas e de 87% dos indivíduos jovens desses insetos na presença do tiametoxam, inseticida largamente usado no Brasil e proibido na União Europeia, ainda que exportado por países europeus para cá. »
    Um grupo de pesquisadores do Museu de Zoologia da USP, em parceria com o Instituto Butantan e outras universidades latino-americanas, descobriu uma associação entre a dieta e os componentes do aparato de veneno das serpentes. »
    Estudo da USP observou que a interação – obrigatória para a sobrevivência das espécies em outros países – é ocasional em países neotropicais. »
    Descoberta de fósseis na China sugere que ecossistemas marinhos se recuperaram mais rapidamente do que se imaginava após a maior extinção em massa da história do planeta Terra. »
    Maior produtor do mundo, o Brasil foi responsável pela colheita de mais de 680 mil toneladas de maracujá em 2021. »
    Há um momento em que a fome biológica é saciada, mas algumas pessoas continuam comendo pelo prazer de comer, o que é chamado de alimentação hedônica. »
    Estudo relata a descoberta de tipo inédito de gelo com moléculas desorganizadas e densidade similar à da água líquida. O gelo MDA, como é chamado pelos cientistas, sugere uma revisão dos modelos existentes da água. »
    Para psicólogos, associação entre a condição conhecida como alexitimia e alguma doença orgânica não se evidencia de forma consistente; problema estaria mais ligado às características típicas da sociedade atual. »
    Em todo o mundo, 1,5 bilhão de pessoas sofrem de dor. Mesmo com diversas opções de medicamentos disponíveis, nem todas as suas formas são tratáveis e, quando são, pode haver efeitos adversos, como o desenvolvimento de dependência ou tolerância – especialmente no caso da morfina e outros opioides. »
    Extratos de lúpulo não comprometem o sabor e o cheiro da carne; frangos suplementados com a planta apresentaram quantidade maior de antioxidantes. »
    No intestino de bebês recém-nascidos, uma bactéria conhecida como Bifidobacterium longum tem o papel fundamental de quebrar os carboidratos do leite e auxiliar na digestão da única fonte de alimento dos pequenos. Outra importante função da espécie é inibir a proliferação de microrganismos causadores de doenças, ajudando a equilibrar a microbiota intestinal. »
    Dinossauros do tamanho de ônibus não seriam possíveis se seus ossos fossem como os dos humanos, densos e pesados, e não como das aves atuais, que são ocos por abrigarem estruturas conhecidas como sacos aéreos. »
    Estudo reúne os principais achados sobre a habilidade dos cães em interpretar emoções humanas, discute sobre como esses animais reagem a essa percepção e sugere alguns pontos para investigações futuras. »
    Pesquisadores da Universidade de Pequim, na China, sugeriram que o núcleo interno da Terra parou de girar mais rápido que a superfície do planeta e agora pode estar girando mais devagar do que ela. »
    Estudos com ratos mostra que há uma neurofisiologia complexa por trás de processos associados à resiliência e à vulnerabilidade ao estresse. »
    Fóssil recém-localizado da espécie “Turnersuchus hingleyae” é considerado um parente distante dos atuais crocodilos. »
    Pesquisa brasileira abre caminho para aumentar a eficiência na produção de etanol de segunda geração (2G) com a descoberta de novos alvos para a engenharia metabólica em direção a uma cepa de levedura industrial mais robusta. »
    Ao combinar técnicas de encefalografia (registro gráfico das correntes elétricas do cérebro obtido por meio de eletrodos) e aprendizado de máquina, pesquisadores conseguiram encontrar padrões na atividade cerebral de ratos sob estresse e, dessa forma, predizer quais animais seriam mais resistentes a adversidades. »
    Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) fizeram um experimento inédito que aprofunda o conhecimento sobre a interação entre a celulose e a lignina – dois importantes componentes da parede celular da cana-de-açúcar e de outros vegetais. »
    Estudo publicado por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Instituto Butantan, além de parceiros no Brasil e nos Estados Unidos, caracterizou pela primeira vez a peçonha da tarântula Acanthoscurria juruenicola, espécie nativa da Amazônia. »
    Assim como os cães, as abelhas podem ser treinadas para desempenhar tarefas de farejamento, como reconhecer com precisão a fragrância de culturas agrícolas de interesse econômico, como o café (Coffea arabica), e, dessa forma, polinizá-las com maior eficácia. »
    Estudo sugere que as comunidades de peixes que habitam os recifes da costa brasileira são resilientes a alterações ambientais decorrentes das mudanças climáticas, entre elas o declínio dos corais. »
    O aumento das ondas de calor marinhas nas próximas décadas, ocasionado pelas mudanças climáticas globais, deve afetar consideravelmente as formas de vida desse ambiente, inclusive aquelas na base da cadeia alimentar. »
    Estudo sugere que a interação entre uma proteína e o DNA pode explicar a evolução de morfologias semelhantes entre animais de linhagens que divergiram há mais de 340 milhões de anos. »
    Estamos a 1.875 metros de altitude na Serra do Imeri, uma cadeia isolada de montanhas no extremo norte do Amazonas. »
    Trabalho em laboratório mostra potencial terapêutico da molécula em doenças que possuem componente neuroinflamatório. »
    Os cientistas dos Estados Unidos anunciaram que conseguiram produzir energia limpa com tecnologia de fusão nuclear. »
    Testes iniciais realizados em laboratório mostram que, controlando a composição da luz e os períodos de iluminação, foi possível produzir alface em uma estufa indoor — também conhecida como horta urbana — que fica pronta para o consumo em cerca de 20 a 30 dias. Normalmente a produção desse vegetal leva mais de 45 dias. »
    Um grupo de cientistas canadenses da Universidade McMaster e do Museu Real de Ontário identificaram um tumor maligno em um dinossauro pela primeira vez. Eles identificaram osteossarcoma enquanto estudavam a fíbula de um centrosaurus que viveu há 76 milhões de anos. »
    O hormônio do crescimento GH, que é responsável pelo desenvolvimento ósseo e aumento da estatura, também atua diretamente para evitar a perda de peso. »
    Pesquisas na Floresta Amazônica levaram à descoberta de 381 novas espécies de plantas e animais no período de 2014 a 2015. »






    © 1991-2024 The Titi Tudorancea Bulletin | Titi Tudorancea® is a Registered Trademark | Termos de Uso
    Contact