Um Mundo de Conhecimento
    Saúde

    Convívio com animais traz benefícios à saúde física e mental do tutor

    O Dia do Amigo, comemorado neste sábado (20), celebra não só as amizades entre pessoas mas, também, o convívio entre animais e seres humanos, construídas, muitas vezes, a partir de eventos traumáticos, trazendo benefícios não só à saúde física, mas mental dos tutores.



    Convívio com animais traz benefícios à saúde física e mental do tutor. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil


    O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), Diogo Alves, observa que, na verdade, a ciência já estuda há bastante tempo os benefícios de se ter um animal para ajudar na saúde mental.

    Segundo o veterinário, os donos de pets têm níveis mais baixos de triglicerídeos e colesterol quando comparados com pessoas que não têm animais.

    “Estudos apontam que pessoas acima de 65 anos de idade que têm um animal em casa têm 30% menos probabilidade de ir a médicos, em relação àquelas que não têm”.

    Diogo Alves assegura que “brincar com cães, gatos e outros animais de estimação eleva os níveis de serotonina e dopamina, trazendo relaxamento, paz, calma e sensação de bem-estar para a gente”.

    Pessoas que têm animais de estimação têm, ainda, segundo veterinário, menor nível de pressão arterial e estresse. “Há estudos comprovando que pessoas que eram hipertensas, depois de alguns meses com um animalzinho, tiveram uma queda considerável [da pressão alta] em comparação a quem não tinha o animal. O benefício é imenso”, disse.

    Hoje, pode-se dizer, que a inter-relação entre humano e animais é uma via de mão dupla, diz o presidente do CRMV-RJ.

    “É menos solidão. A gente observa que as pessoas ao caminhar com seus pets na rua são abordadas por outras pessoas. Estabelece-se uma relação de amizade e contato. É super interessante do ponto de vista social e comportamental. É muito importante esse convívio mútuo entre o animal e o ser humano”, avalia.

    Diogo Alves diz que o convívio com um animal ajuda, inclusive, a afastar ameaças de suicídio. “Com certeza, o isolamento pode acentuar sintomas de depressão, e a companhia de um pet pode beneficiar pessoas que estão deprimidas ou depressivas”,diz.

    De acordo com o veterinário, cuidar de um animalzinho faz com que o dono se sinta necessário e querido e a pensar que, se morrer, quem irá cuidar dele? “Essa companhia mútua faz com que a pessoa desista da questão de suicídio”, diz. (Alana Gandra/Agência Brasil)

    22 DE JULHO DE 2024



    VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM

    A CaneStat é uma proteína híbrida sintetizada dos compostos mais eficientes para a proteção contra ácidos. Aplicada em produtos comerciais, poderá proteger contra cárie e gengivite
    A perda de velocidade de caminhada é um processo natural do envelhecimento que pode ser acentuado por um quadro de diabetes mal controlado, sugere estudo da UFSCar que envolveu dados de 3,2 mil idosos
    Revisão sistemática de 14 pesquisas realizadas em sete países detectou diminuição estatisticamente significativa de condições adversas de saúde mental após o tratamento com a técnica conhecida como ‘atenção plena’
    O aroma prazeroso do café pode ser elemento importante para reduzir o vício do tabagismo.
    Cientistas desenvolveram uma estratégia inovadora para o combate ao vírus causador da covid-19, encapsulando óleos essenciais de duas plantas aromáticas – alecrim-pimenta (Lippia sidoides), originária do Nordeste brasileiro, e cravo-da-índia (Syzygium aromaticum), nativo da Indonésia – em nanocarreadores lipídicos (moléculas de gordura extremamente pequenas).
    Ao analisar amostras de obesos não diabéticos, pesquisadores da Unicamp descobriram que teores sanguíneos elevados de ácidos graxos saturados causam uma pré-ativação de células do sistema imune inato que, ao serem infectadas pelo SARS-CoV-2, produzem níveis aumentados de moléculas inflamatórias.

    © 1991-2024 The Titi Tudorancea Bulletin | Titi Tudorancea® is a Registered Trademark | Termos de Uso
    Contact