Saúde |
COVID-19: estudo sugere que pessoas perdem imunidade depois de alguns meses
Um estudo feito pelo Imperial College de Londres sugere que há uma queda no nível de imunidade contra o Sars-Cov-2 com o passar do tempo.
A constatação acontece após a análise de exames de sangue feitos entre 20 de junho e 28 de setembro. Segundo o estudo, ao longo deste tempo o número de pessoas que apresentaram anticorpos para Covid-19 caiu de 6 para 4,4%, o que significa um declínio de 26,5%.
Os dados também mostraram que apenas os profissionais da saúde mantiveram a estabilidade nos anticorpos, o que indica "exposição repetida e maior ao vírus".
O estudo, chamado Real Time Assessment of Community Transmission (REACT) está disponível em versão preprint e ainda passará por uma "revisão por pares".
O preprint (impressão prévia ou publicação prévia) é a publicação preliminar de uma pesquisa que ainda não tem o completo aval científico. O preprint é feito para que os autores avaliem os comentários e as reações iniciais sobre os resultados.
Ele também garante a autoria do estudo, já que em caso de duplicidade, os direitos autorais pertencerão àquele que o publicou antes.
Já a revisão por pares ou peer review é um método utilizado há séculos através do qual o relatório de um estudo (artigo) é revisto por um ou mais especialistas do mesmo escalão do autor.
Estes revisores, geralmente anônimos para o autor do artigo, tem por objetivo sugerir revisões no trabalho analisado, contribuindo para a qualidade do estudo a ser publicado. (Wikinotícias)