Um Mundo de Conhecimento
    Espaço

    Descoberto anel ao redor de corpo celeste além da órbita de Netuno

    Uma pesquisa que mobilizou 59 cientistas, vinculados a instituições de pesquisa de 14 países diferentes, relata a descoberta de um anel ao redor do objeto transnetuniano Quaoar.



    Material cósmico que orbita Quaoar, que está 43 vezes mais distante do Sol do que a Terra, não adquiriu formato de uma lua, contrariando modelos teóricos bem estabelecidos. Imagem: Jornal da Unesp/Agência FAPESP


    Além da descoberta, o estudo sugere que o anel é indicação de uma dinâmica orbital até então desconhecida, e que pode levar à revisão da atual teoria sobre formação de anéis planetários no Sistema Solar, que remonta ainda ao século 19.

    O estudo tem como primeiro autor um cientista brasileiro, o professor Bruno Morgado, do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e envolveu a participação de quatro pesquisadores da Faculdade de Engenharia e Ciências (FEG) do câmpus de Guaratinguetá da Unesp.

    Morgado integrou a equipe que analisou os dados colhidos e esteve à frente da pesquisa que culminou no achado científico, resultado de uma colaboração internacional já consolidada, chamada Lucky Star, grupo liderado pelo astrônomo francês Bruno Sicardy, do Observatório de Paris.

    Ao descrever um anel em torno de Quaoar, o artigo reforça descobertas recentes que indicam a existência de anéis ao redor de corpos celestes de menor porte no Sistema Solar. (Jornal da Unesp/Agência FAPESP)

    10 DE FEVEREIRO DE 2023



    VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM

    A astronauta norte-americana Peggy Whitson, de 57 anos, da Nasa, tornou-se a mulher que mais vezes chefiou uma missão espacial, ao assumir hoje (24), pela segunda vez, o comando da Estação Espacial Internacional.
    A fibra óptica é uma estrutura maciça de vidro composta por uma parte externa, a casca, e uma interna, o núcleo. Ela comumente é utilizada nas telecomunicações, na transmissão de um feixe de luz de um ponto a outro com o mínimo de perda no caminho. Essas fibras podem também ter outras aplicações, como no sensoriamento de gases.
    Primeira detecção de CH+ em galáxias distantes com formação estelar explosiva fornece pistas novas sobre a história de formação estelar do Universo.
    Pesquisadores do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP estudaram uma amostragem de 192 estrelas parecidas com o Sol e encontraram uma correlação entre a presença de planetas e um baixo conteúdo de lítio nas suas estrelas hospedeiras por eles orbitadas.
    A agência espacial norte-americana, Nasa, anunciou a descoberta de um sistema solar com sete planetas de tamanhos semelhantes ao da Terra.
    O satélite conhecido como UbatubaSat, desenvolvido por alunos do ensino fundamental de Ubatuba (SP), foi lançado hoje (9) do Centro Espacial Tanegashima, no Japão, para a Estação Espacial Internacional (ISS).

    © 1991-2024 The Titi Tudorancea Bulletin | Titi Tudorancea® is a Registered Trademark | Termos de Uso
    Contact