Um Mundo de Conhecimento
    Ciência

    Investigadores do Instituto Superior Técnico descobrem novo mecanismo em física dos plasmas

    Os investigadores descobriram um novo mecanismo, na física de plasmas, que poderá explicar o processo, até aqui desconhecido, por trás da emissão de radiação de objetos astrofísicos, como “Fast Radio Bursts”.



    Investigadores do Instituto Superior Técnico descobrem novo mecanismo em física dos plasmas. Foto: Universidade de Lisboa


    Além disso, o artigo sugere que outras configurações físicas podem ter efeitos semelhantes, estimulando a investigação em física de plasmas extrema em laboratório.

    Pablo J. Bilbao, investigador e estudante de doutoramento do Instituto Superior Técnico, conduziu a investigação – que originou este artigo de que é autor principal – sob orientação de Luís O. Silva, professor do Departamento de Física e investigador do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN).

    A distribuição do momento de um plasma é uma ferramenta matemática usada pelos físicos para compreender como a energia de um plasma se encontra distribuída entre os seus componentes – átomos, iões e eletrões.

    Este artigo mostra que a aplicação de campos magnéticos fortes a plasmas extremamente quentes, provocará o arrefecimento destes e originar-se-ão distribuições de momento em forma de anel.

    Ou seja, a energia do plasma fica distribuída de forma diferente, com mais partículas de alta energia do que de baixa energia. Em consequência, esses plasmas podem gerar luz coerente, de forma semelhante ao funcionamento de um laser.

    A mais recente geração de experiências laboratoriais com lasers intensos permite a criação de plasmas sob campos eletromagnéticos igualmente intensos, tornando cada vez mais relevante o estudo dos efeitos da reação da radiação na dinâmica coletiva do plasma.

    Esta descoberta abre uma nova via de investigação com a equipa envolvida a planear continuar a estudar este novo efeito em diferentes cenários, como configurações de laboratório de plasma a laser e outros objetos astrofísicos. (Universidade de Lisboa)

    6 DE JUNHO DE 2023



    VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM

    Os cientistas dos Estados Unidos anunciaram que conseguiram produzir energia limpa com tecnologia de fusão nuclear.
    Em todo o mundo, 1,5 bilhão de pessoas sofrem de dor. Mesmo com diversas opções de medicamentos disponíveis, nem todas as suas formas são tratáveis e, quando são, pode haver efeitos adversos, como o desenvolvimento de dependência ou tolerância – especialmente no caso da morfina e outros opioides.
    Testes iniciais realizados em laboratório mostram que, controlando a composição da luz e os períodos de iluminação, foi possível produzir alface em uma estufa indoor — também conhecida como horta urbana — que fica pronta para o consumo em cerca de 20 a 30 dias. Normalmente a produção desse vegetal leva mais de 45 dias.
    A descoberta de um carnívoro com seis metros de altura, duas enormes patas traseiras e duas patas dianteiras do tamanho das de uma criança foi feita pelo paleontólogo argentino Sebastián Apesteguia.
    Pesquisa divulgada hoje (11), no Rio de Janeiro, revela como o vírus Zika age nos tecidos cerebrais levando a malformações neurológicas em bebês, entre elas a microcefalia.
    Saúde, cosméticos e indústria de eletrônicos são algumas das áreas em que os corantes são utilizados, depois de estudados e compreendidos em suas interações

    © 1991-2024 The Titi Tudorancea Bulletin | Titi Tudorancea® is a Registered Trademark | Termos de Uso
    Contact