Pouco menos de 240.000 mortes por ano na União Europeia podem ser atribuídas à exposição a partículas finas, um importante poluente atmosférico, de acordo com a mais recente avaliação do impacto na saúde da qualidade do ar da Agência Europeia do Ambiente (AEA), publicada hoje no momento em que as novas regras da UE entram em vigor. »
Uma doença misteriorisa que já matou dezenas de pessoas no Congo desde o final de outubro passado, tem chamado atenção da imprensa e de autoridades da área da saúde. »
Estratégia desenvolvida na Unicamp consiste em submeter o ingrediente a tratamento térmico e combiná-lo ao extrato de guaraná e à vitamina D; resultado pode se tornar uma alternativa a produtos de origem animal »
Uma equipe de químicos britânicos da University College London (UCL) criou o espaguete mais fino do mundo, que se acredita ser 200 vezes mais fino que um fio de cabelo humano e mais estreito que alguns comprimentos de onda de luz. »
Modelo in vitro possui as três camadas do órgão e simula de modo mais preciso doenças e lesões, podendo substituir animais em estudos toxicológicos de medicamentos e cosméticos. »
Um chip cerebral pioneiro feito de grafeno, um material conhecido por sua força e condutividade, está prestes a iniciar testes clínicos com o objetivo de revolucionar a cirurgia de tumores cerebrais, permitindo a identificação precisa de células cancerígenas. »
Estudo realizado com quase 4 mil britânicos mostrou que prejuízos cognitivos provocados pelo diabetes ocorrem de maneira mais acelerada entre mulheres que não têm controle glicêmico adequado. Entre os homens, não foi observada diferença de declínio cognitivo entre indivíduos com glicemia controlada ou não controlada, quando comparados àqueles sem diabetes »
Método usa dados de ressonância magnética funcional e eletroencefalografia para calcular diferença entre idade cerebral e cronológica, associada a risco de doenças neurodegenerativas »
“Pela primeira vez, conseguimos obter uma imagem de grande plano de uma estrela moribunda numa galáxia que não a nossa Via Láctea”, afirma Keiichi Ohnaka, astrofísico da Universidade Andrés Bello, no Chile. »
Pela primeira vez, os astrónomos capturaram imagens de uma estrela, sem ser o Sol, com detalhe suficiente para seguir o movimento do gás borbulhante à sua superfície. »
Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar. O nome científico da doença é "Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)". »
A síndrome de Guillain Barré é um distúrbio autoimune, ou seja, o sistema imunológico do próprio corpo ataca parte do sistema nervoso, que são os nervos que conectam o cérebro com outras partes do corpo. »
A dengue é a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil. É uma doença febril que tem se mostrado de grande importância em saúde pública nos últimos anos. »
A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global. »