Um Mundo de Conhecimento
    Mundo

    Grave doença misteriosa no Congo chama atenção de autoridades de sáude e imprensa

    Uma doença misteriorisa que já matou dezenas de pessoas no Congo desde o final de outubro passado, tem chamado atenção da imprensa e de autoridades da área da saúde. O foco está na região de Panzi, no sudoeste congolês.



    Província de Kwango. Foto: Profoss/Wikipedia


    Hoje o país africano decretou “alerta máximo” para a doença que se parece a uma gripe, com a VOA Português relatando que os sintomas são "febre, tosse e dor de cabeça" e que as autoridades congolesas disseram estar "em alerta máximo, considerando que este é um nível de epidemia que devem monitorar".

    Já o portal g1 da Globo enfatizou que a "OMS enviou representantes para investigar o caso", enquanto a agência ANSA Brasil reportou que na região onde os casos estão ocorrendo as "instalações de saúde são limitadas" e "por isso as autoridades locais acreditam que o número de mortos pode ser maior".

    O NY Post chamou a doença de "aterrorizante", adicionando que "as autoridades de saúde não têm ideia do que é" e que a maioria dos mortos são jovens de 16 a 18 anos de idade.

    O CIDRAP - Centro de Pesquisa em Doenças Infecciosas e Escritório de Pesquisa e Inovação em Políticas, Universidade de Minnesota, Estados Unidos, divulgou um texto ontem sobre o assunto, reportando que o foco está na província de Kwango, que há ao menos 376 pessoas doentes e que as mortes relatadas estão entre de 67 a 143 - uma letalidade de cerca de 30%, portanto, o que significa dizer que de cada 100 doentes, aproximadamente 30 morreram. (Wikinotícias)

    8 DE DEZEMBRO DE 2024



    VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM

    O vulcão Monte Lewotobi Laki-laki, na Indonésia, entrou em erupção, matando nove e danificando milhares de casas, levando as autoridades a evacuar mais de 16.000 residentes na região afetada.
    O Met Éireann da Irlanda nomeou na sexta-feira Ashley, com a previsão de que entre sábado e domingo o ciclone extratropical causaria chuvas e ventos fortes e agitação marítima.
    O mês de setembro de 2024 foi o 2º mais quente a nível da Terra e o 2º mais quente na Europa continental, conforme os dados divulgados em 9 de outubro do serviço de alterações climáticas do ERA5 do sítio Copernicus.eu. Em Portugal o clima foi considerado mais frio e a precipitação fraca, no Brasil foi marcado por eventos de calor intenso e seca.
    Para quem estuda a estrutura de proteínas, o anúncio do Prêmio Nobel de Química na quarta-feira passada na Real Academia de Ciências da Suécia, em Estocolmo (Suécia), não trouxe surpresas: trata-se da capacidade de prever a configuração tridimensional de uma proteína a partir de sua composição e, no caminho oposto, inferir qual sequência de aminoácidos seria necessária para gerar uma estrutura com determinada função.
    Nihon Hidankyo, uma organização japonesa de sobreviventes dos bombardeamentos dos Estados Unidos de Hiroxima e Nagasáqui, é a vencedora do Nobel da Paz pelo seu ativismo contra as armas nucleares.
    A Flórida está se preparando para a chegada do furacão Milton.

    © 1991-2024 The Titi Tudorancea Bulletin | Titi Tudorancea® is a Registered Trademark | Termos de Uso
    Contact