Um Mundo de Conhecimento
    Mundo

    Os impactos da exposição à poluição atmosférica na saúde e no ambiente continuam elevados em toda a Europa

    Pouco menos de 240.000 mortes por ano na União Europeia podem ser atribuídas à exposição a partículas finas, um importante poluente atmosférico, de acordo com a mais recente avaliação do impacto na saúde da qualidade do ar da Agência Europeia do Ambiente (AEA), publicada hoje no momento em que as novas regras da UE entram em vigor.



    Os impactos da exposição à poluição atmosférica na saúde e no ambiente continuam elevados em toda a Europa. Foto: Frank Vincentz/Wikinews


    Os dados mais recentes também confirmam, mais uma vez, que os europeus continuam expostos a concentrações de poluentes atmosféricos consideravelmente acima dos níveis recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

    Uma avaliação separada concluiu também que quase três quartos dos ecossistemas da Europa estão expostos a níveis prejudiciais de poluição atmosférica.

    Entre 2005 e 2022, o número de mortes na UE atribuíveis às partículas finas ou às PM2,5 diminuiu 45%, permanecendo no bom caminho para atingir a meta de redução de 55% delineada no plano de ação da UE para a poluição zero para 2030. (Wikinotícias)

    13 DE DEZEMBRO DE 2024



    VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM

    Uma doença misteriorisa que já matou dezenas de pessoas no Congo desde o final de outubro passado, tem chamado atenção da imprensa e de autoridades da área da saúde.
    O vulcão Monte Lewotobi Laki-laki, na Indonésia, entrou em erupção, matando nove e danificando milhares de casas, levando as autoridades a evacuar mais de 16.000 residentes na região afetada.
    O Met Éireann da Irlanda nomeou na sexta-feira Ashley, com a previsão de que entre sábado e domingo o ciclone extratropical causaria chuvas e ventos fortes e agitação marítima.
    O mês de setembro de 2024 foi o 2º mais quente a nível da Terra e o 2º mais quente na Europa continental, conforme os dados divulgados em 9 de outubro do serviço de alterações climáticas do ERA5 do sítio Copernicus.eu. Em Portugal o clima foi considerado mais frio e a precipitação fraca, no Brasil foi marcado por eventos de calor intenso e seca.
    Para quem estuda a estrutura de proteínas, o anúncio do Prêmio Nobel de Química na quarta-feira passada na Real Academia de Ciências da Suécia, em Estocolmo (Suécia), não trouxe surpresas: trata-se da capacidade de prever a configuração tridimensional de uma proteína a partir de sua composição e, no caminho oposto, inferir qual sequência de aminoácidos seria necessária para gerar uma estrutura com determinada função.
    Nihon Hidankyo, uma organização japonesa de sobreviventes dos bombardeamentos dos Estados Unidos de Hiroxima e Nagasáqui, é a vencedora do Nobel da Paz pelo seu ativismo contra as armas nucleares.

    © 1991-2024 The Titi Tudorancea Bulletin | Titi Tudorancea® is a Registered Trademark | Termos de Uso
    Contact