Mundo
Pouco menos de 240.000 mortes por ano na União Europeia podem ser atribuídas à exposição a partículas finas, um importante poluente atmosférico, de acordo com a mais recente avaliação do impacto na saúde da qualidade do ar da Agência Europeia do Ambiente (AEA), publicada hoje no momento em que as novas regras da UE entram em vigor. »
Uma doença misteriorisa que já matou dezenas de pessoas no Congo desde o final de outubro passado, tem chamado atenção da imprensa e de autoridades da área da saúde. »
O vulcão Monte Lewotobi Laki-laki, na Indonésia, entrou em erupção, matando nove e danificando milhares de casas, levando as autoridades a evacuar mais de 16.000 residentes na região afetada. »
O Met Éireann da Irlanda nomeou na sexta-feira Ashley, com a previsão de que entre sábado e domingo o ciclone extratropical causaria chuvas e ventos fortes e agitação marítima. »
O mês de setembro de 2024 foi o 2º mais quente a nível da Terra e o 2º mais quente na Europa continental, conforme os dados divulgados em 9 de outubro do serviço de alterações climáticas do ERA5 do sítio Copernicus.eu. Em Portugal o clima foi considerado mais frio e a precipitação fraca, no Brasil foi marcado por eventos de calor intenso e seca. »
Para quem estuda a estrutura de proteínas, o anúncio do Prêmio Nobel de Química na quarta-feira passada na Real Academia de Ciências da Suécia, em Estocolmo (Suécia), não trouxe surpresas: trata-se da capacidade de prever a configuração tridimensional de uma proteína a partir de sua composição e, no caminho oposto, inferir qual sequência de aminoácidos seria necessária para gerar uma estrutura com determinada função. »
Nihon Hidankyo, uma organização japonesa de sobreviventes dos bombardeamentos dos Estados Unidos de Hiroxima e Nagasáqui, é a vencedora do Nobel da Paz pelo seu ativismo contra as armas nucleares. »
A Flórida está se preparando para a chegada do furacão Milton. »
As alterações climáticas estão transformando de maneira acelerada uma região do mundo que abriga milhões de pessoas. »
O Rio Negro registra a marca de 13,19 metros, ultrapassando a seca de 2010 quando o rio que banha a capital amazonense chegou a 13,63 metros. »
O eclipse anular do Sol da próxima quarta-feira (2) poderá ser visto por observadores na parte sul das regiões sudeste e centro-oeste, além de toda a região sul do Brasil. »
Pesquisadores da USP simularam em laboratório condições extremas de temperatura e precipitação e avaliaram o efeito em amostras de solo; resultados indicam a possibilidade de modificação no equilíbrio do gás de efeito estufa gerado pela decomposição microbiana de matéria orgânica »
A temperatura do planeta ultrapassou no mês de agosto deste ano 1,51 graus Celsius (°C) acima do nível pré-industrial, pelo 13º mês nos últimos 14 meses. »
O tamanduaí (Cyclopes didactylus), a menor espécie de tamanduá do mundo, virou símbolo de conservação do manguezal no litoral nordestino. »
O Met Office do Reino Unido e o Met Éireann da Irlanda monitoram a aproximação dos remanescentes do furacão Ernesto pelo Atlântico Norte, que chegarão à região como uma depressão pós-tropical (ou extratropical) e onde o sistema se fundirá com outras áreas de baixa pressão vindas do norte. »
O aumento das temperaturas em julho teve efeitos prejudiciais no bem-estar de centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, que consideraram o calor extremo que durou um mês demasiado quente para suportar. »
Área é o maior campo de dunas da América do Sul »
A terceira Olimpíada a ser sediada em Paris começou com uma ousadia. Pela primeira vez na história, uma cerimônia de abertura dos jogos foi realizada fora de um estádio. Misturando trechos pré-gravados com apresentações ao vivo, a festa aconteceu ao longo de um trecho de 6 quilômetros do Rio Sena, no coração da capital francesa. »
Cientistas da Instituto Oswaldo Cruz dissecaram 13 tubarões de águas profundas da costa do Brasil, popularmente conhecidos como “tubarão-bico-fino-brasileiro", "cação rola rola" ou “cação-frango”, e todos testaram positivo para cocaína, com uma concentração até 100 vezes superior à anteriormente relatada para outras espécies aquáticas. »
Grupo usa tecnologias emergentes para mapear locais onde estão preservados testemunhos e evidências da existência de populações tradicionais em áreas ameaçadas pelo avanço do desmatamento, do garimpo e da mudança climática »
O governo federal publicou uma medida provisória que permite que, em casos de calamidade pública ou situações de emergência ambiental, o serviço de combate a incêndios seja realizado por aeronaves e tripulação de outras nacionalidades. »
Os incêndios podem ter degradado cerca de 9% da vegetação nos últimos cinco anos, segundo estimativa da rede Mapbiomas. »
O Texas pode ser atingido pelo histórico furacão Beryl, que já passou pelo Caribe e pelo México, entre o domingo e a segunda-feira. Serviços e portais de meteorologia estimam que o sistema possa tocar terra na zona fronteiriça com o México. »
O Pantanal enfrenta desde 2019 o período mais seco das últimas quatro décadas e a tendência é que 2024 tenha a pior crise hídrica já observada no bioma, de acordo com um estudo inédito. »
Análise química de estalagmites realizada em caverna do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Minas Gerais, demonstra que o aquecimento global tem gerado um distúrbio hidrológico na região central do país, fazendo com que parte significativa da água da chuva evapore antes mesmo de se infiltrar no terreno »
O confronto entre humanos e animais em Angola está a suscitar algum debate mas é consenso entre especialistas e autoridades que é preciso buscar o equilíbrio em nome da sobrevivência. »
Instituto alerta para risco de queimadas e incêndios florestais »
No Brasil, 85% das pessoas com obesidade relatam ter sofrido algum tipo de preconceito em relação ao seu peso, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso). »
Estudo realizado por cientistas brasileiros e colaboradores estrangeiros aponta que terremotos, furacões, tsunamis e erupções vulcânicas aumentam o risco de extinção de mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Eventos podem ter sinergia com ameaças causadas por humanos »
Moradores de Bauru e de Belo Horizonte foram desafiados a identificar a imagem e o canto das principais espécies de aves que habitam esses locais »
Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou a primeira morte pela variante H5N2 da gripe aviária. »
Pólen fóssil, análise de DNA e dados sobre o clima antigo ajudam a elucidar como se deu a distribuição da Mata de Araucária »
O nível do rio Guaíba voltou a atingir 4,77 (4,78m pouco antes das 9 horas desta manhã), superando pela segunda vez em menos de 10 dias a enchente histórica de 1941, quando as águas alcançaram 4,76m. »
Fortes chuvas e torrentes de lava fria e lama pelas encostas de um vulcão na ilha indonésia de Sumatra provocaram inundações repentinas que mataram pelo menos 37 pessoas e mais de uma dúzia de outras estão dadas como desaparecidas, disseram as autoridades indonesias. »
Cientistas da Universidade Federal de Pernambuco registraram, em abril deste ano, o branqueamento de corais localizados a profundidades que variam de 40 a 60 metros, no litoral brasileiro. »