Um Mundo de Conhecimento
    Mundo

    Nível do Guaíba volta a atingir 4,77 e Porto Alegre registra cheia histórica pela segunda vez em 10 dias

    O nível do rio Guaíba voltou a atingir 4,77 (4,78m pouco antes das 9 horas desta manhã), superando pela segunda vez em menos de 10 dias a enchente histórica de 1941, quando as águas alcançaram 4,76m.



    Sobrevoo das áreas afetadas pelas chuvas em Canoas. Foto: Lula Oficial/Wikinotícias


    Foi no dia 4 de maio passado que as águas alcançaram 4,77, alagando inicialmente o Centro e os bairros do 4º Distrito da capital gaúcha, Porto Alegre.

    O centro de Porto Alegre e o Guaíba são separados por um muro de contenção, o Muro da Mauá, construído após a grande cheia de 1941, mas ele não foi suficiente para evitar a inudanção de dias atrás.

    Um dique se rompeu e a água também entrou pelas tubulações de esgoto.

    Na Zona Norte da cidade, os diques da Fiergs também não seguraram as águas, e bairros locais, como o Humaitá, viram água de mais de 1 metro de altura, obrigando à evacuação de milhares de pessoas.

    Segundo o CEIC (Centro Integrado de Coordenação de Serviços), 14.632 porto-alegrenses estão em abrigos oferecidos pela prefeitura, mas outros milhares estão com familiares e amigos.

    O repique das cheias, não só do Guaíba, mas da maioria dos rios gaúchos, já era esperado, já que choveu muito em quase todo estado de sexta-feira até ontem, com algumas cidades recebendo 300mm de precipitação em cerca de 48 horas.

    Três das cinco cidades com as maiores precipitações pluviométricas nas últimas 24 horas são do Rio Grande do Sul, segundo o Inmet, com Cambará do Sul, que fica na Serra gaúcha, liderando a lista. (Wikinotícias)

    15 DE MAIO DE 2024



    VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM

    Pólen fóssil, análise de DNA e dados sobre o clima antigo ajudam a elucidar como se deu a distribuição da Mata de Araucária
    Cientistas da Universidade Federal de Pernambuco registraram, em abril deste ano, o branqueamento de corais localizados a profundidades que variam de 40 a 60 metros, no litoral brasileiro.
    Pesquisadores da USP estão elaborando mapas que indicam regiões da cidade de São Paulo com maior concentração de poluentes atmosféricos.
    Vastas áreas da Grande Barreira de Corais da Austrália, o maior sistema de corais do mundo, foram afetadas pelo branqueamento em massa de corais causado por uma onda de calor marinha.
    Um terremoto de magnitude 7,2 atingiu Taiwan na quarta-feira, causando grandes cortes de energia e o colapso parcial de vários edifícios no leste de Taiwan.
    Cientistas identificam, em região central da Síria, animal que teria vivido nas águas do Mar de Tétis durante o Cretáceo, motivando revitalização da paleontologia no país asiático

    © 1991-2024 The Titi Tudorancea Bulletin | Titi Tudorancea® is a Registered Trademark | Termos de Uso
    Contact