Um Mundo de Conhecimento
    Mundo

    Nobel da Paz vai para Nihon Hidankyo, organização japonesa contra armas nucleares

    Nihon Hidankyo, uma organização japonesa de sobreviventes dos bombardeamentos dos Estados Unidos de Hiroxima e Nagasáqui, é a vencedora do Nobel da Paz pelo seu ativismo contra as armas nucleares.



    Dan A. McGovern no hipocentro em Nagasáqui 9 de setembro de 1945. Foto: US Federal Govt/Wikinews


    Ao fazer o anúncio nesta sexta-feira, 11, o presidente do Comité Norueguês do Nobel disse que o prémio foi atribuído porque o “tabu contra o uso de armas nucleares está sob pressão”.

    Jørgen Watne Frydnes afirmou que o Comité do Nobel “deseja homenagear todos os sobreviventes que, apesar do sofrimento físico e das memórias dolorosas, escolheram usar a sua experiência custosa para cultivar a esperança e o compromisso pela paz”.

    O diretor da organização também conhecida por Hibakusha, Toshiyuki Mimaki, após ter sido informado do prémio, disse que dará "um grande impulso para demonstrar que a abolição das armas nucleares é possível".

    "Será uma grande força para lembrar ao mundo que a abolição das armas nucleares pode ser alcançada", destacou Hidankyo.

    Numa primeira reação, o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, considerou "extremamente significativo" que o prémio tenha sido concedido à organização"que há muito tempo trabalha pela abolição das armas nucleares".

    Os esforços para erradicar as armas nucleares foram também homenageados no passado pelo Comité do Nobel ao atribuir o prémio à Campanha Internacional para Abolição das Armas Nucleares ganhou o Prémio da Paz em 2017 e em 1995 Joseph Rotblat e as Conferências Pugwash sobre Ciência e Assuntos Mundiais levaram o galardão pelos "seus esforços para diminuir o papel desempenhado pelas armas nucleares na política internacional e, a longo prazo , para eliminar tais armas."

    No seu testamento, o fundador do prémio, Alfred Nobel que o mesmo deveria ser atribuído ao "maior ou melhor trabalho pela fraternidade entre as nações, pela abolição ou redução dos exércitos permanentes e pela realização e promoção de congressos de paz". (Wikinotícias)

    12 DE OUTUBRO DE 2024



    VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM

    A Flórida está se preparando para a chegada do furacão Milton.
    As alterações climáticas estão transformando de maneira acelerada uma região do mundo que abriga milhões de pessoas.
    O eclipse anular do Sol da próxima quarta-feira (2) poderá ser visto por observadores na parte sul das regiões sudeste e centro-oeste, além de toda a região sul do Brasil.
    O Rio Negro registra a marca de 13,19 metros, ultrapassando a seca de 2010 quando o rio que banha a capital amazonense chegou a 13,63 metros.
    Pesquisadores da USP simularam em laboratório condições extremas de temperatura e precipitação e avaliaram o efeito em amostras de solo; resultados indicam a possibilidade de modificação no equilíbrio do gás de efeito estufa gerado pela decomposição microbiana de matéria orgânica
    A temperatura do planeta ultrapassou no mês de agosto deste ano 1,51 graus Celsius (°C) acima do nível pré-industrial, pelo 13º mês nos últimos 14 meses.

    © 1991-2024 The Titi Tudorancea Bulletin | Titi Tudorancea® is a Registered Trademark | Termos de Uso
    Contact