Um Mundo de Conhecimento
    Saúde

    Pasta com nanopartículas de cálcio e flúor se mostra eficaz contra desmineralização do esmalte dentário

    A desmineralização dentária é um importante problema de saúde e tem como causa principal a má higiene bucal e o consequente acúmulo de placa bacteriana na dentição. Trata-se de um processo progressivo que, se não tratado, pode levar a complicações mais graves, como infecções e perda dos dentes.



    Material poderá, no futuro, ajudar a combater a cárie dentária. Imagem: Gerd Altmann/Pixabay


    Em artigo, pesquisadores brasileiros apresentaram resultados promissores de um dentifrício suplementado com nanopartículas de cálcio e de flúor no combate à desmineralização do esmalte dentário.

    O trabalho envolveu cientistas do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Araçatuba, e da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp).

    O CDMF é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

    O objetivo do grupo foi avaliar in vitro o efeito de pastas de dente suplementadas com β-glicerofosfato de cálcio (β-CaGP) e fluoreto (F) – em diferentes concentrações – na desmineralização do esmalte.

    Como modelo foram usados dentes incisivos de bovinos. O material suplementado apresentou desempenho melhor do que as pastas de dente comuns e poderá ser, futuramente, uma formulação importante a ser utilizada por pacientes com risco para cárie dentária. (Agência FAPESP)

    2 DE AGOSTO DE 2024



    VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM

    Ao analisar amostras de farinha e de arroz armazenadas em residências de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) constataram a presença de altas quantidades de toxinas fúngicas (micotoxinas).
    Pesquisadores brasileiros realizaram uma extensa investigação sobre os impactos de crises convulsivas durante o desenvolvimento. Resultados podem orientar novas formas de tratamentos para autismo, transtorno de déficit de atenção, esquizofrenia e epilepsia
    Camundongos que não produziam a molécula conhecida como IL-22BP apresentavam defesas fortalecidas, relatam pesquisadores em artigo.
    Estudo aponta que quem tem pet tem menos probabilidade de ir ao médico
    A CaneStat é uma proteína híbrida sintetizada dos compostos mais eficientes para a proteção contra ácidos. Aplicada em produtos comerciais, poderá proteger contra cárie e gengivite
    A perda de velocidade de caminhada é um processo natural do envelhecimento que pode ser acentuado por um quadro de diabetes mal controlado, sugere estudo da UFSCar que envolveu dados de 3,2 mil idosos

    © 1991-2024 The Titi Tudorancea Bulletin | Titi Tudorancea® is a Registered Trademark | Termos de Uso
    Contact