Um Mundo de Conhecimento
    Mundo

    Polo Sul: aquecimento foi três vezes a taxa global nos últimos 30 anos

    As temperaturas estão subindo rapidamente no Polo Sul, considerado o ponto mais frio da Terra. Tão rápido que Kyle Clem e outros pesquisadores do clima começaram a se preocupar e perguntar se a mudança climática causada pelo homem está desempenhando papel maior do que o esperado na Antártida.



    Polo Sul: aquecimento foi três vezes a taxa global nos últimos 30 anos. Foto: Alan Arrais/NBR/Agência Brasil


    Dados de temperatura mostram que o aquecimento da região foi três vezes a taxa de aquecimento global nas últimas três décadas até 2018, o ano mais quente já registrado no Polo Sul, disseram os pesquisadores em estudo.

    Observando dados de 20 estações meteorológicas na Antártida, a taxa de aquecimento do Polo Sul foi sete vezes maior que a média geral do continente.

    O aquecimento do Polo Sul está parcialmente ligado ao aumento natural das temperaturas no Pacífico tropical ocidental, sendo impulsionado para o sul por ciclones nas águas geladas do Mar de Weddell, disseram os pesquisadores.

    Esse padrão, no entanto, que se acredita ser parte de um processo natural de várias décadas, explica apenas algumas das tendências de aquecimento. O restante, segundo os pesquisadores, foi devido às mudanças climáticas provocadas pelo homem. (Agência Brasil/EBC)

    4 DE JULHO DE 2020



    VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM

    Um novo ciclone extratropical deve atingir a Região Sul do Brasil nos próximos dois dias, 07 e 08 de julho, provocando vento e chuva.
    Inundações em todo o centro e leste da China deixaram mais de 140 pessoas mortas ou desaparecidas e estão inchando os principais rios e lagos a níveis recordes, com autoridades alertando que o pior ainda está por vir.
    As autoridades egípcias anunciaram neste domingo (20), que 14 sarcófagos com cerca de 2,5 mil anos foram encontrados no fundo de um poço na necrópole de Saqqara (sudoeste do Cairo).
    Christian Dunker explica porque a proximidade das festas de Natal e Ano Novo causa sentimentos conturbados e contrastantes, que às vezes se misturam.
    Um grupo de pesquisadores japoneses descobriu mais 168 figuras nas Linhas de Nazca, no Peru.
    A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou em definitivo nesta terça-feira (6) o projeto que proíbe a fabricação, comercialização e uso de fogos de artifício na cidade.

    © 1991-2024 The Titi Tudorancea Bulletin | Titi Tudorancea® is a Registered Trademark | Termos de Uso
    Contact