Um Mundo de Conhecimento
    Mundo

    Primeira tempestade da temporada 2024-25 do noroeste da Europa é nomeada: Ashley

    O Met Éireann da Irlanda nomeou na sexta-feira Ashley, com a previsão de que entre sábado e domingo o ciclone extratropical causaria chuvas e ventos fortes e agitação marítima.



    Mau tempo. Foto: Timur Garifov/Unsplash


    "Vale a pena enfatizar o cenário complexo que a tempestade Ashley trará para as áreas costeiras do país, especialmente porque coincide com algumas das marés mais altas do ano", escreveu o Met Éireann.

    "A área de baixa pressão, então seguirá para o nordeste, chegando ao Reino Unido no início da manhã de domingo, trazendo ventos fortes e chuva. Os alertas nacionais de clima severo âmbar e amarelo para vento estão atualmente em vigor para domingo e segunda-feira", escreveu o Met Office do Reino Unido.

    Ashley é a primeira tempestade de alto impacto nesta temporada a ser nomeada pelo grupo dos países do noroeste da Europa. O grupo do sudoeste, no entanto, já nomeou duas, Aitor e Berenice.

    Segundo o portal Severe Weather, as rajadas de vento mais fortes na Irlanda foram de 137 km/h em Mace Head e de 133 km/h em Belmullet, enquanto na Escócia foram de 177 km/h em Bealach Na Ba No2, 169 km/h em Aonach Mor, 166 km/h em Cairngorm e 154 km/h e Cairnwell.

    Já a BBC Weather reportou que, "no domingo, a tempestade Ashley atingiu partes da Escócia, Irlanda do Norte e norte do País de Gales", com "rajadas de vento 132 km/h em Aberdaron, Gwynedd, 130 km/h em Killowen, County Down, e 126 km/h em Tiree, Hebrides", o que são rajadas recordes para outubro nestes locais, respectivamente, desde 1993, 1997 e 1973.

    Ashley é um ciclone extratropical em formato de depressão, cujos ventos sustentados médios comumente variam de 35 a 65 km/h, com rajadas de cerca de 100 (se bem que esta classificação possa mudar rapidamente conforme o local do planeta) que sofreu uma rápida intensificação, com sua pressão caindo mais de 24 milibares em 24 horas.

    Sistemas assim são chamados de ciclones-bomba devido a sua rápida ciclogênese, também chamada "ciclogênese explosiva". (Wikinotícias)

    22 DE OUTUBRO DE 2024



    VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM

    O mês de setembro de 2024 foi o 2º mais quente a nível da Terra e o 2º mais quente na Europa continental, conforme os dados divulgados em 9 de outubro do serviço de alterações climáticas do ERA5 do sítio Copernicus.eu. Em Portugal o clima foi considerado mais frio e a precipitação fraca, no Brasil foi marcado por eventos de calor intenso e seca.
    Para quem estuda a estrutura de proteínas, o anúncio do Prêmio Nobel de Química na quarta-feira passada na Real Academia de Ciências da Suécia, em Estocolmo (Suécia), não trouxe surpresas: trata-se da capacidade de prever a configuração tridimensional de uma proteína a partir de sua composição e, no caminho oposto, inferir qual sequência de aminoácidos seria necessária para gerar uma estrutura com determinada função.
    Nihon Hidankyo, uma organização japonesa de sobreviventes dos bombardeamentos dos Estados Unidos de Hiroxima e Nagasáqui, é a vencedora do Nobel da Paz pelo seu ativismo contra as armas nucleares.
    A Flórida está se preparando para a chegada do furacão Milton.
    As alterações climáticas estão transformando de maneira acelerada uma região do mundo que abriga milhões de pessoas.
    O eclipse anular do Sol da próxima quarta-feira (2) poderá ser visto por observadores na parte sul das regiões sudeste e centro-oeste, além de toda a região sul do Brasil.

    © 1991-2024 The Titi Tudorancea Bulletin | Titi Tudorancea® is a Registered Trademark | Termos de Uso
    Contact