Saúde |
Proteína da semente do tamarindo tem potencial de defesa contra vírus da covid-19
Um estudo preliminar conseguiu identificar uma proteína multifuncional isolada das sementes de tamarindo que pode vir a ser utilizada como potencial agente anti-SARS-CoV-2, vírus que causa a covid-19.
Esta proteína apresentou potencial de defesa por ser capaz de interagir com a serino protease transmembranar 2 (TMPRSS2), uma enzima responsável por facilitar a entrada do SARS-CoV-2 na célula do hospedeiro.
Cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do norte (UFRN) desenvolveram a nova tecnologia.
Os resultados foram tão animadores que os pesquisadores apresentaram um pedido de depósito de patente sobre a nova tecnologia. (Radioagencia Nacional/EBC)
13 DE DEZEMBRO DE 2022
VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM
Em testes com animais, cientistas detectaram alterações no metabolismo de lipídeos ligadas à retinopatia induzida por oxigênio, que pode causar deficiência visual e cegueira em bebês prematuros.
Cientistas brasileiros e franceses se uniram na pesquisa de tratamentos para alguns tipos de cânceres raros, a começar pelos sarcomas.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 10 milhões de pessoas convivem com a osteoporose no Brasil. Dessas, apenas 20% reconhecem a presença da doença em suas vidas. O dado apresentado revela a importância da discussão do tema, uma vez que, apesar de estar presente na vida de mulheres pós-menopausa com maior frequência, a osteoporose pode atingir outros grupos.
Dados do Ministério da Saúde apontam que, depois da violência, as doenças cardiovasculares, câncer e problemas respiratórios são as maiores ameaças à saúde do homem brasileiro.