Saúde
Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Jundiaí triaram 160 compostos com ação conhecida contra o novo coronavírus e identificaram aqueles que também agem contra o protozoário Toxoplasma gondii. Molécula mais promissora poderá ser testada em humanos para tratar a forma crônica da doença. »
Em artigo, pesquisadores da USP e da Universidade Monash, na Austrália, descreveram proteína com ação antioxidante secretada pela espécie Coxiella burnetii e até então desconhecida. »
Entender as diferenças da derme e produzir cosméticos específicos para pessoas com diabete têm impacto na saúde e autoestima. »
Estudo conduzido na USP ajuda a entender por que idosos são mais suscetíveis à infecção pelo sars-cov-2 e o motivo de a forma grave da doença estar associada a distúrbios de coagulação. »
Presentes em tecidos biológicos, os chamados fotossensibilizadores endógenos são essenciais para ação dos raios UVA e da luz visível na pele humana. »
A prática regular do exercício físico está relacionada à melhora da qualidade de vida feminina em todas as fases. »
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com a University College London (Inglaterra), mostrou, pela primeira vez, que o acúmulo de gordura abdominal é um fator de risco para insuficiência e deficiência de vitamina D em pessoas com mais de 50 anos. »
Em testes com animais, cientistas detectaram alterações no metabolismo de lipídeos ligadas à retinopatia induzida por oxigênio, que pode causar deficiência visual e cegueira em bebês prematuros. »
Artigo demonstrou os efeitos benéficos do consumo de 500 miligramas (mg) diários de própolis por pessoas que vivem com o vírus causador da Aids. »
Pesquisa mostrou que em camundongos – dependendo do perfil da microbiota – hormônio consumido para melhorar o sono agrava problemas como doença de Crohn e retocolite ulcerativa. »
Um dos grandes desafios enfrentados por quem sofre com diabetes tipo 1 é a dificuldade de cicatrização da pele. »
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 10 milhões de pessoas convivem com a osteoporose no Brasil. Dessas, apenas 20% reconhecem a presença da doença em suas vidas. O dado apresentado revela a importância da discussão do tema, uma vez que, apesar de estar presente na vida de mulheres pós-menopausa com maior frequência, a osteoporose pode atingir outros grupos. »
Segundo um estudo realizado pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (InCor), o sono irregular aumenta o risco de hipertensão em 48%. »
O projeto “Tryp-to-Brain” quer entender os potenciais impactos da dieta pré-natal no Transtorno do Espectro Autista, procurando novo conhecimento para futuras abordagens preventivas. »
Atividades simples incorporadas à rotina podem melhorar qualidade de vida dos pacientes, que em geral têm medo de se exercitar. »
Medicamentos para o sono sem prescrição podem causar efeitos negativos. »
Pesquisadores da USP e da Embrapa criaram um sensor capaz de detectar níveis de glicose na urina. »
Estudo feito com 118 pessoas saudáveis de diferentes faixas etárias mostra que é a partir dos 60 anos que se tornam mais evidentes os prejuízos causados pelo envelhecimento no controle da frequência cardíaca em repouso e na aptidão cardiorrespiratória, ou seja, na capacidade do corpo de captar (sistema respiratório), transportar (sistema cardiovascular) e consumir (músculos) oxigênio durante o exercício físico. »
Em estudo, relação entre quantidade de dois subtipos de células de defesa, neutrófilos e linfócitos, apresentou associação com sobrevida de pacientes. »
Estudo clínico conduzido por cientistas do Centro de Terapia Celular mostrou que o tratamento com hormônios masculinos reduz em 100% dos pacientes a progressão da chamada “doença dos telômeros”, promovendo uma melhora efetiva dos sintomas. »
Desde o início da pandemia, em 2020, especula-se que a asma poderia contribuir para o agravamento e a letalidade da COVID-19. »
Um grupo de pesquisadores brasileiros tem buscado aumentar a eficácia de terapias contra o câncer por meio de uma técnica sofisticada que consiste em recobrir nanoestruturas de diferentes naturezas com membranas isoladas de células tumorais. »
Estudo da Faculdade de Medicina da USP avalia como promissora a estimulação cerebral elétrica não invasiva para tratamento do Transtorno Obsessivo-Compulsivo. »
A descoberta dos biomarcadores pode auxiliar no tratamento e na pesquisa de estratégias para impedir a evolução da doença nos pacientes »
A baixa ocorrência de doença de Chagas entre povos indígenas da Amazônia pode ter uma explicação genética. Estudo mostra que uma variante genética, presente na imensa maioria dos indivíduos analisados na região, possui importante papel na resistência à infecção pelo parasita transmissor da doença. »
Método em fase experimental extrai compostos orgânicos voláteis das amostras, permitindo identificar alterações que indiquem a presença do câncer »
Desde o início da pandemia de COVID-19, os corticoides, também conhecidos como glicocorticoides (GCs), têm se estabelecido como uma das principais opções de tratamento – especialmente em casos graves – por sua ação anti-inflamatória e imunossupressora. »
Estudos na USP com animais demostraram que o alto consumo de sal leva a um quadro de hipertensão arterial, retenção de sódio no líquor e ativação dos astrócitos, as células mais abundantes do sistema nervoso central. »
Em estudos pré-clínicos, o vírus zika se mostrou capaz de inibir a proliferação do câncer de próstata, o que sugere um potencial uso no tratamento da doença. »
A sarcopenia é uma doença que leva à perda de massa muscular corporal associada à diminuição da força (a tensão que o músculo gera para realizar um determinado movimento, como um aperto de mão) e da performance física. O quadro envolve um processo inflamatório crônico e está associado a alterações cognitivas e doenças cardíacas e respiratórias. »
O processo de envelhecimento celular é multifatorial e engloba vários campos do conhecimento. Encontrar mecanismos de proteção dos danos sofridos pelas células é uma das frentes e um grupo de pesquisadores acaba de avançar mais um passo nesse sentido. »
O cálcio é o mineral mais abundante no corpo humano e tem diversas funções biológicas, participando de processos bioquímicos importantes. »
O treinamento de força – praticado com carga de moderada a vigorosa, dois ou três dias por semana – é uma boa estratégia para diminuir a pressão arterial. »
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) descobriram um mecanismo celular associado à formação de tumores adrenocorticais (localizados nas glândulas suprarrenais ou adrenais) em crianças. »
As bactérias que vivem no intestino são a primeira linha de defesa contra diversas doenças de origem alimentar, entre elas a salmonelose, causada por bactérias do gênero Salmonella. »