Saúde
O hábito dos pais de ler para as crianças em casa pode trazer mais benefícios do que se imagina. Um estudo da Universidade de Nova York, em colaboração com o IDados e o Instituto Alfa e Beto mostra um aumento de 14% no vocabulário e de 27% na memória de trabalho de crianças cujos pais leem para elas pelo menos dois livros por semana. »
Bebidas quentes, acima de 65ºC, devem ser evitadas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. A entidade divulgou esta semana um relatório com estudos que comprovaram o perigo de ingerir líquidos extremamente quentes. De acordo com as pesquisas, a temperatura elevada contribui para o surgimento de câncer de esôfago. »
Desde 2014, uma equipe de pesquisadores do Incor, liderada pelo médico Wilson Mathias Júnior, diretor do Serviço de Ecocardiografia do instituto, estuda a aplicação de um método de diagnóstico já consagrado, o ultrassom com microbolhas, para tratamento do infarto do miocárdio em fase aguda, em até 12 horas após o início da dor. »
A vacina russa contra o vírus ebola já passou a primeira fase de testes clínicos com a participação de 60 voluntários e provou a sua eficácia. »
Os doentes de Alzheimer podem não ter perdido suas memórias, mas apenas ter dificuldade em acessá-las, o que abre a porta a possíveis tratamentos para recupera-las. »
Pesquisa liderada por cientistas da Universidade de São Paulo (USP) concluiu que o vírus da COVID-19 pode ser detectado em lágrimas por meio de testes com swab. »
É consenso entre os especialistas que a prática regular de exercício físico é fundamental para garantir qualidade de vida e longevidade. »
Estudo conduzido no Centro de Pesquisa em Processos Redox em Biomedicina (Redoxoma) descreve um novo mecanismo de regulação do metabolismo de glicose em um tipo de célula cerebral conhecido como astrócito. »
Um algoritmo de machine learning capaz de orientar o diagnóstico de síndromes de falência da medula óssea foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e colaboradores norte-americanos. »
Estudo sugere que a esquizofrenia pode estar relacionada com alterações na vascularização de determinadas regiões do cérebro. »
A aprovação, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de um novo medicamento para tratamento da obesidade, trouxe uma esperança para pacientes que buscam tratamento para perda de peso. »
Um estudo preliminar conseguiu identificar uma proteína multifuncional isolada das sementes de tamarindo que pode vir a ser utilizada como potencial agente anti-SARS-CoV-2. »
Compostos testados inibem a enzima ATC do patógeno e têm efeito robusto, uma vez que impedem a produção dessa enzima em vez de apenas combatê-la. »
Os ativos melhoram a hidratação, o PH e deixam a pele mais firme, revela pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto. »
Resultados ainda são de testes em laboratório, mas podem explicar relação do controle genético da vitamina D no desenvolvimento e comportamento maligno do tumor da glândula adrenal em crianças. »
Os estudos laboratoriais ainda são preliminares, mas trazem subsídios para que outras pesquisas continuem investigando as substâncias presentes nas raízes e suas propriedades. »
Um grupo de pesquisa descobriu uma molécula capaz de estimular as próprias células imunológicas dos doentes a combater vários tipos de cancro. »
Pesquisa demonstrou ação pró-dor desencadeada por células do sistema imune presentes nas meninges, membranas que recobrem sistema nervoso central. »
Como um componente da molécula da vitamina B12, em pequenas quantidades, o cobalto é essencial para o bom funcionamento do organismo. No entanto, em excesso, esse elemento químico pode causar diversas doenças, geralmente associadas à exposição desse mineral no trabalho. »