Um Mundo de Conhecimento
    Mundo

    Vulcão do Monte Ruang, na Indonésia, entra novamente em erupção

    O vulcão do Monte Ruang, na Indonésia, entrou em erupção na terça-feira, levando as autoridades a ordenar uma evacuação e forçando o fechamento de um aeroporto próximo.



    Monte Ruang, na Indonésia. Foto: Ariefrahman/Wikinews


    A agência geológica da Indonésia elevou o nível de alerta na ilha de Sulawesi ao seu nível mais alto, enquanto a erupção lançava nuvens de cinzas, lava e rochas a uma altura de até dois quilómetros no céu.

    A agência instou os residentes que vivem em um raio de seis quilômetros do Monte Ruang a evacuarem. Autoridades do Aeroporto Internacional Sam Ratulangi, localizado a cerca de 95 quilômetros a sudeste do vulcão na capital da província de Manado, encerraram as operações citando a visibilidade reduzida e os perigos que as cinzas vulcânicas representam para os motores dos aviões.

    Esta é a segunda vez neste mês que o Monte Ruang entra em erupção, forçando o fechamento do aeroporto Sam Ratulangi e a evacuação de centenas de residentes.

    A Indonésia é propensa a atividades vulcânicas e sísmicas devido à sua localização ao longo do “Anel de Fogo” do Oceano Pacífico, uma série de falhas sísmicas que se estendem por cerca de 40.000 quilómetros desde as costas ocidentais da América do Norte e do Sul, passando pelo Japão e Sudeste Asiático. (Wikinotícias)

    1 DE MAIO DE 2024



    VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM

    Em fase de coleta em toda a costa brasileira, primeiras análises do Projeto MICROMar sugerem que São Paulo, Paraná, Sergipe e Bahia estão entre estados mais poluídos
    Fortes chuvas e torrentes de lava fria e lama pelas encostas de um vulcão na ilha indonésia de Sumatra provocaram inundações repentinas que mataram pelo menos 37 pessoas e mais de uma dúzia de outras estão dadas como desaparecidas, disseram as autoridades indonesias.
    O nível do rio Guaíba voltou a atingir 4,77 (4,78m pouco antes das 9 horas desta manhã), superando pela segunda vez em menos de 10 dias a enchente histórica de 1941, quando as águas alcançaram 4,76m.
    Pólen fóssil, análise de DNA e dados sobre o clima antigo ajudam a elucidar como se deu a distribuição da Mata de Araucária
    Cientistas da Universidade Federal de Pernambuco registraram, em abril deste ano, o branqueamento de corais localizados a profundidades que variam de 40 a 60 metros, no litoral brasileiro.
    Pesquisadores da USP estão elaborando mapas que indicam regiões da cidade de São Paulo com maior concentração de poluentes atmosféricos.

    © 1991-2024 The Titi Tudorancea Bulletin | Titi Tudorancea® is a Registered Trademark | Termos de Uso
    Contact